Carta de um espírito materialista




Meu caro investigador,
 
Este epíteto - espírito materialista - justamente lhe parecerá uma contradição entre termos.
 
Em última análise, também lhe parecerá igualmente estranho que eu escreva depois de ter sido devorado, mas nada lhe posso adiantar a este respeito, a não ser que a vida para além da morte sofre de muitas e variadas incongruências, entre as quais esta mesma.
 
Muita gente morre ao cair na banheira, da cama abaixo, com um ataque de tosse. Muita gente morre sozinha em casa e é descoberta muito tempo depois.
 
Os japoneses inventaram uma palavra para este tipo de morte - kodokushi.

Excelente palavra!

Mas também existem aqueles que, sofrendo do síndroma de Cotard ou delírio do cadáver ambulante, acreditam estar mortos, mesmo estando vivos.

Foi o caso de Mademoiselle X, que dizia não ter cérebro, nem nervos, nem peito, nem estômago, nem intestinos, e que morreu de fome, pois cria que não tinha necessidade de comer.

Não é o meu caso, porém.

De resto, você deve saber também que há certos animais que não envelhecem nem morrem naturalmente, pelo menos como nós os humanos, e que podem rejuvenescer eternamente, em certas condições especiais.

É o caso das medusas que rejuvenescem quando as condições adversas do seu ambiente não lhes permitem, nem ter sexo, nem reproduzir-se.

Não concorda em que se trata de uma bela natureza?
 
Mas não lhe escrevo para debitar uma lista de banalidades que são mais ou menos do senso-comum.

O que lhe quero dizer é uma coisa muito especial.
 
Você sabia que, três dias depois de morto, as enzimas que estavam presentes na sua última refeição começam a devorar o seu corpo?

Protease, carboidrase, lípase, nuclease, maltase...

E, nos seus intestinos, que essas inúmeras colónias de bactérias com as quais convivia pacificamente, que são elas quem contribuirá para a sua auto-devoração?

Bife às lascas, filetes de linguado com limão, tornedó rossinni, beringela recheada, bacalhau à lagareiro, massa carbonnara, camarões em polme estaladiço, sushi com manga...
 
Depois de tudo o que devorámos, seremos enfim devorados pela nossa última refeição...
 
Ai!... Estes inócuos bicharoquinhos!...
 
Não concorda em que é verdadeiramente humorística a justiça que rege a matéria viva do cosmos?